mais cedo ou mais tarde, todos sentimos um desconforto. por estupidez, acomodamo-nos. só voluntariamente o podemos interromper

janeiro 05, 2006

[5] prólogo


É claro que ainda me acontecem as dúvidas. Rectifico: cada vez me acontecem com maior acutilância. A noção desgastada de que a aprendizagem se faz pela repetição pode até não se aplicar sempre pelo
rewind mode. (Os franceses usam a palvra répétition para ensaio, o que não significa reproduzir o que foi feito anteriormente, mas sim repetir até que o resultado se aproxime o mais possível do grau de perfeição que se pretende atingir.) Digamos que se refinou em mim o conceito de dúvida - pode repetir-se a situação, mas não a atitude, logo, a dúvida é muito mais acutilante.
É isso.
Enfim, é o mais próximo daquilo que consigo cartografar.

A tenra-idade é um ventre liso, como lisa a crença, a esperança; mas também o átrio a partir do qual se escancaram as portas para a dura-idade.
Voltei muitas vezes ao átrio do ponto de partida - como alguém a quem são dadas muitas vidas.
Já usei várias.
E não sei quantas ainda poderei vir a usar. Nessas répétitions, pisei muitos palcos, contracenei com muitos actores, interpretei muitas personagens, recebi a direcção de várias escolas dramáticas.

Em pequenos quadros, apetecia-me tentar a experiência de emoldurar algumas dessas múltiplas cenas, que fazem agora de mim expectador, pelo distanciamento e pela perspectiva em que me coloco. Fica a intenção não agendada para quando me voltar a apetecer.

Sem comentários: